AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Aprendendo com as cores

As cores estão presentes no nosso dia a dia e na educação infantil é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem este universo possibilitando a criança identificá-las.

O uso das cores tem uma ligação direta com o desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, dentre outros aspectos.

A partir dos três meses, um bebê consegue perceber as cores ao seu redor. Já nomeá-las é um processo mais complexo que se desenvolve com propriedade por volta dos três anos e requer muitos estímulos e exemplos. Apresentar e nomear as cores são ações necessárias e importantes para as crianças pequenas. Identificar estas cores presentes no dia a dia, como em objetos, deixa mais significativa todas as outras vivências que virão.

As crianças são muito influenciadas pelas cores. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção dos pequenos. Por esse fato, devemos utilizar o “mundo colorido” como peça importante na construção do conhecimento das crianças.

A Arte é nossa aliada neste processo. Através dela desenvolvemos coordenação motora e a capacidade de expressão. Explorar as tintas, lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, massinha, colagens são alguns dos materiais que devem ser utilizados nesta nova descoberta. Desenhos e pinturas devem ser proporcionados como forma de expressão e registro, seja ele livre ou com intervenção.

Professora Juliana Oliveira

Infantil – Manhã