Por Que Nosso Berçário?

• Acreditamos em crianças felizes!

Segurança, vínculo, afetividade, e estimulação pedagógica são pilares do nosso berçário.
  • Segurança

Equipe qualificada, nutricionista, higienização, berços individuais, notificação da rotina, procedimentos específicos.
  • Ambiente

BI: para acompanhamento de bebês de até 1 ano e meio. BII: para crianças que começaram a caminhar com segurança.

Atendimento Diferenciado

O espaço de berçário do Colégio Caminhar, unidade de educação infantil oferece uma estrutura completa para o desenvolvimento integral do bebê, que vai desde os cuidados básicos e personalizados de higiene, alimentação e acalanto, como planejamento individual de estimulação.

Conta com uma equipe qualificada no atendimento de bebês, que participa de formação continuada ao longo de todo o ano letivo e supervisão pedagógica permanente.

Os cuidados de alimentação são acompanhados por nutricionista, que elabora os cardápios mensalmente de modo a garantir uma alimentação saudável e nutritiva preparada diariamente com base nas orientações/ exigências da vigilância sanitária. A introdução de alimentos é feita de acordo com as orientações do pediatra e da família, o que permite personalizar também a questão do desenvolvimento infantil. O leite consumido pela criança é enviado pela família por tratar-se de um item pessoal, os demais alimentos estão inclusos no valor da mensalidade.

Questões de higiene são fundamentais em nossas instalações e asseguradas através de procedimentos específicos desenvolvidos diariamente. Bancadas de trocas e cubas de banho são higienizadas a cada troca, bem como, os espaços utilizados pelo bebê. O acesso ao espaço é limitado as pessoas que trabalham no mesmo ou as autorizadas pela equipe de gestão da escola, as quais devem obedecer os padrões de cuidados estabelecidos, como uso de sapatilha descartável. Os berços são individuais e devidamente organizados com as roupas de cama de cada criança, o que remete ao aconchego do lar. A rotina do bebê é notificada diariamente, através da agenda do aluno e questões mais específicas são tratadas ao longo do dia por contato telefônico ou pessoal. Sempre que escola ou pais sentem necessidade agendamos um horário para esclarecimento de dúvidas ou orientações.
O planejamento de estimulação pedagógica é elaborado de modo a contemplar as possibilidades de exploração e vivência de forma individual, com oportunidades de experiências em grupo de acordo com a fase de desenvolvimento do bebê e suas necessidades.

Mensalmente os pais recebem registro de acompanhamento da estimulação realizada bem como as conquistas vivenciadas. De acordo com as características observadas no desenvolvimento infantil, no grupo de berçário, os bebês são agrupados da seguinte forma: BI voltado para o acompanhamento de bebês de 4 meses até 1 ano e meio em média, e BII destinado as crianças que começam a caminhar com segurança e necessitam de espaços diversos de exploração a e aprendizagem. Normalmente compreende as crianças até dois anos de idade.

Medicações somente são ministradas a partir de receituário médico conforme Resolução RDC Nº 344 (12//05/1998) e seus anexos, assim como do Decreto COREN 50.387 em seus artigos 2º e 15º, que proíbem a administração de medicamentos sem receita médica, assim nossa organização conta com procedimentos específicos na administração e manipulação das mesmas. Qualquer eventualidade é notificada a família em caráter prioritário. Em caso de febre súbita podemos ministrar medicações especificadas, de acordo com o controle de medicações previamente preenchido pela família, acompanhado de receita médica. O retorno para a escola após algumas questões de saúde somente é permitido mediante liberação médica.

Desenvolvimento de vínculo, afetividade, segurança e profissionalismo fazem do Berçário Caminhar um espaço que prima pela excelência do atendimento ao público a que se propõe atender.

A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.

Oscar Wilde

Compromisso com a Formação

• Nossa equipe de gestão constitui-se de formação mista (Gestores com atuação em diferentes segmentos, com tarefas específicas que trabalham em conjunto: diretores, coordenadores pedagógicos assistentes de coordenação); dentre as áreas de formação contamos com ampla diversidade, o que enriquece tanto as reflexões como as ações pertinentes a nossa atuação comprometida: Sociologia, Assistência Social, Pedagogia, Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão Educacional.
  • A formação continuada faz parte de nossas atividades periódicas, pois visa ampliar as reflexões acerca da qualidade da educação vinculadas a práticas bem planejadas e estruturadas em estratégias efetivadas com segurança e comprometimento. Para tanto, todos nossos funcionários contam com formações diversificadas e específicas a função que exercem na Unidade Escolar.
  • Nosso compromisso com uma educação de qualidade é para garantir um atendimento próximo, humano e personalizado a todos que contam com nossa parceria.