DIVERSIDADE

Tudo igualzinho
Ai ,como é chato!

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

Esse mês o Colégio Caminhar completa 26 anos. Ao longo desse tempo, aprendemos muitas coisas, crescemos juntos com nossos alunos, seus familiares e com as propostas educativas que nos trazem sempre novas possibilidades de trabalhar. Mas existe uma questão que é muito importante, pertinente e valorosa dentro da nossa escola: o respeito à diversidade. Ao longo desses anos aprendemos a lidar com essa questão de forma acolhedora e séria, principalmente cuidando para que o nosso projeto pedagógico atenda às necessidades de todos. Por isso, gostaria de falar um pouquinho sobre a inclusão e atendimento de portadores de necessidades educacionais especiais.

Primeiramente, é importante diferenciar as duas questões.

Inclusão é um termo que se refere a qualquer situação na qual o individuo deva ser atendido no ambiente escolar, de forma que possa desenvolver todas as suas potencialidades. Para que isso aconteça, necessariamente ele não precisa ter uma síndrome ou uma deficiência. Todos os alunos precisam sentir-se parte do processo, os tímidos, os que têm dificuldades em determinadas disciplinas, os que têm “branco” quando enfrentam uma avaliação e tantas outras situações que todos nós, seres humanos, passamos na escola ou fora dela. Todos os alunos da escola, independente de suas características pessoais, devem ser atendidos em suas necessidades individuais.

O atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais vai além da inclusão, já que envolve, como o próprio nome diz, o atendimento à situações específicas de ajustes pedagógicos, a  fim de que o processo de aprendizagem possa ocorrer de forma eficiente. Neste contexto é preparado um Plano de Aprendizagem Individual, que contempla as adaptações necessárias, sejam de estratégias de trabalho ou de propostas curriculares diferenciadas. Essas propostas visam não somente trabalhar sobre as dificuldades, como também sobre as potencialidades que o aluno apresenta.  Um aspecto muito importante e cuidado por nós, e que mesmo com essas adaptações, os alunos portadores de necessidades educacionais especiais estejam inseridos em todas as atividades pertinentes ao seu grupo, por isso o planejamento dos professores precisa sempre ter o olhar e a intencionalidade para que as atividades promovam essa situação.

Em todos os casos de inclusão na escola é importante também o amparo das equipes multidisciplinares compostas por psiquiatras, neurologistas, psicólogos, TOs, psicopedagogos, fonos e outros profissionais, que com intervenções assertivas, realizadas fora do contexto escolar, contribuem na construção dos planos de aprendizagem e também fortalecem os aspectos cognitivos, sociais e emocionais dos alunos.

Não posso deixar de falar sobre a participação da família em todo esse contexto. A troca e a confiança entre escola e família é um ingrediente fundamental nesse trabalho. A família sempre tem muito a acrescentar, quando traz as situações específicas dos alunos para o conhecimento da equipe pedagógica, o que contribui muito com nosso trabalho. Em contrapartida precisa estar disposta a ouvir e auxiliar a escola nos apontamentos sugeridos, para que a aprendizagem possa avançar de forma positiva.

Qualquer aluno que está na escola precisa sentir-se confiante e acolhido e para isso é necessário um trabalho de parceria entre todos os personagens que se envolvem nesse processo, especialmente quando os alunos estão em situações específicas, que exigem um tratamento diferenciado.

Desde que estou aqui, há quase 25 anos, tenho visto muitas histórias de sucesso. Muitos alunos que em outras escolas são deixados à deriva ou considerados “perdidos” são bem sucedidos hoje, por terem encontrado no Caminhar um ambiente de respeito e confiança. Isso é um motivo de muita satisfação para nós e toda a nossa equipe.

katia@colegiocaminhar.com.br

Katia Zavanella Diretora pedagógica, formada em educação física e pedagogia.