Encontro de Pais

Este mês, retomamos o “Encontro de pais” do Colégio, com a turma do Infantil III da Unidade de Educação Infantil. O encontro teve o propósito de refletir sobre as inquietações pertinentes à educação com relação às características desta faixa etária.

Entendemos que momentos como este, oportunizam a troca de experiências e também de dúvidas, o que de certa forma poderá ampliar o olhar acerca de uma situação. Compartilhar nos aproxima, nos humaniza e nos permite uma atuação mais ativa enquanto participantes e responsáveis pelo futuro da humanidade; afinal o mundo que desejamos deixar de herança para nossos filhos precisa ser planejado e realizado hoje, no agora.

Vivemos um momento de muita pressa, de imediatismos e acreditamos que pausas são necessárias e muito bem vindas; sejam elas grandes ou pequenas. É preciso parar, silenciar um pouquinho para entender e prosseguir.

Em nossa escola, estas pausas fazem parte de nossa rotina. Paramos com frequência para refletir com nossa equipe, com os alunos e professores. É um aprendizado diário para todos; além de aprender a compartilhar, exercitamos o ouvir e o falar. A escuta atenta, com o propósito de entender o outro, mesmo que não concorde e falar com cuidado, com sinceridade, mas sem ofender, de forma respeitosa.

O “Encontro de pais” é mais uma forma de exercitar a vida em sociedade de forma saudável e eficaz. Contar com a participação de cada família é altamente produtivo. Nos identificamos com o outro; nos acolhemos mutuamente.

De forma alguma propomos respostas ou receitas prontas; muito pelo contrário. Muitas vezes apontamos mais indagações, mais reflexões, porém de forma solidária e não isolada.

Ao longo do ano, muitas serão as oportunidades; contamos com a participação de todos.

Fica nosso agradecimento pela confiança de cada família em nosso trabalho e a parceria consolidada diariamente

Fernanda Zerbinatti