Escola: cada ano, um novo começo

Apesar do novo ano, ter seu início marcado no dia 1º de janeiro de 2015, aqui no Colégio iniciamos um novo ano na semana passada com a chegada dos professores, alunos do período integral e demais funcionários.

Após o merecido descanso, voltamos com energia e uma grande vontade de fazer acontecer, ou melhor, de continuar fazendo com excelência uma educação de qualidade todos os dias para todos os nossos alunos.

Este compromisso exige uma busca constante por aprender, afinal para instigarmos o caminho do saber em nossos alunos, precisamos primeiro nos aperfeiçoar através de estudo, pesquisa e aprofundamento permanentemente. Esta prática organizada de forma adequada favorece uma qualificação voltada para as necessidades de desenvolvimento de cada um, sem perder a visão do todo.

O ano escolar de 2015 na verdade, para nós, começou ainda em 2014, com seu planejamento a partir das necessidades formativas de todos os funcionários; necessidades estas, fundamentadas na história vivenciada que escrevemos até então. Para isso os meses de novembro e dezembro constituíram um período de análise e elaboração de estratégias que contemplassem o percurso de práticas qualificadas com vistas à continuidade da proposta filosófica e pedagógica que manteremos.

Temas como liderança, comunicação e tipos de registros abriram nossa temporada de estudos 2015. Foram três dias ricos em troca de experiências, aprendizado e aprofundamento de estudo.

Os professores chegaram animados e dispostos, confirmando mais uma vez que, além de envolvidos com a educação, estão comprometidos com a mesma. Este período consolidou procedimentos adotados e oportunizou a criação de novos parâmetros de acompanhamento dos alunos que serão implantados já no início das aulas. Pretendemos assim qualificar ainda mais nossa prática educativa.

O bacana neste processo é a certeza da continuidade deste estudo ao longo do ano: nossos professores contam com um encontro formativo mensal que lhes permite manter o estudo atualizado, além da troca de experiências e a aplicação de novos saberes na rotina de sala de aula.

Já as estagiárias e monitoras de educação, contam com outro formato de capacitação que ocorre de forma quinzenal e também integra teoria à prática educativa diária.

Investir na educação é um investimento para a sociedade, pois o foco de trabalho e atenção está no indivíduo; na continuidade da humanidade.

Que este seja um ano de permanente aprendizado para todos e repleto de realizações felizes.

Fernanda Zerbinatti