AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais

                                                  “A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

                                                                                                                                                           (Platão)

A música está constantemente presente no universo infantil. Proporcionar momentos para que as crianças tenham a experiência de fazer música e compartilhá-las com os demais colegas é muito importante e colabora com a construção do repertório musical, ampliando o vocabulário e favorecendo o desenvolvimento de habilidades perceptivas e sonoras.

Desde pequenas as crianças começam a vivenciar experiências musicais, iniciando pela imitação, principalmente de sons de diferentes animais. Incluir movimentos corporais a estas imitações é muito importante para proporcionar ainda mais significado a estes momentos.

Brincadeiras de roda, como “Ciranda, cirandinha”, “Caranguejo não é peixe”, “Escravos de Jó” são algumas das brincadeiras realizadas com os pequenos, que estimulam o ritmo, incluindo à música os movimentos corporais, pois algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música, marcantes para as crianças.

Incluir instrumentos musicais nas rodas de músicas, principalmente os feitos com materiais recicláveis, é uma prática constante para a turminha do Infantil. Chocalhos são os mais apreciados pelos pequenos, que os manipulam ativamente durante as danças, seguindo os movimentos de acordo com o comando da professora.

Um exemplo marcante de como o ritmo está sendo significativo para eles ocorreu em nossa apresentação para a Festa Junina que contou com muitos movimentos corporais e, principalmente concentração, pois as crianças iniciaram a música utilizando os chocalhos confeccionados por eles próprios, acompanhando a marcação, alternando movimentos fracos e fortes em uma sequência previamente ensaiada. Foi um sucesso!

Professora Juliana Oliveira

Infantil – Manhã