AGENDE SUA VISITA 4994.8157

Falando em educação infantil… o assunto é: a identidade da educação infantil

A educação infantil, como um dos segmentos da educação básica tem seu currículo formado por bases obrigatórias que contemplem o desenvolvimento contínuo das crianças. Essa não é uma opção de cada escola, está na legislação. É importante que a sociedade e principalmente os pais de crianças desse segmento saibam o que se espera dessa etapa e quais orientações devem nortear as práticas pedagógicas.

Recentemente esteve em debate a BNCC (Base nacional comum curricular) para atualizar e regulamentar a política nacional da educação infantil. Dentre os diversos temas abordados, vou destacar aquele que faz parte do nosso cotidiano: todos os campos de experiências são oportunidades de apropriação de conhecimentos, essas experiências se inter-relacionam através de brincadeiras, interação social, vivências e oportunidades, utilizando todas as formas de expressão.

Na prática, resumidamente, as formas de expressão são as falas das crianças, seus gestos, sua expressividade, seus registros de comunicação através dos desenhos, pinturas e consequentemente da escrita.

Alguns especialistas definem esse cenário como a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental. Para nós vai além e definimos essas vivências como o repertório de conhecimentos para a vida, pois se for significativo será para a vida toda. E mais, a criança é um ser social hoje e não apenas daqui há alguns anos quando estiver em outra etapa, por isso a fase em que se encontra deve ser explorada contemplando todas as suas necessidades de desenvolvimento: intelectual, emocional, física, social.

A identidade da educação infantil é a criança como protagonista na descoberta do mundo a partir da exploração do espaço, do corpo em constante movimento, do toque da mão suja de terra, cola e tinta, dos seus registros evoluindo a cada dia. Nessa relação temos os educadores com formação específica para planejar, mediar e avaliar esse percurso de aprendizagem.

Sobre o Autor
Derivan de Souza Bruno é coordenadora pedagógica da educação infantil há mais de 20 anos e se dedica intensamente a realizar o melhor por nossos alunos, sempre embasada nas teorias mais atuais de educação.

Deixe um comentário

*

* captcha