AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Falando em educação infantil, o assunto é: atitude colaborativa

Falando em educação infantil, o assunto é… atitude colaborativa. Mais do que um tema atual, é uma necessidade. Atitudes colaborativas são vivenciadas permanentemente na escola, entendemos que é uma oportunidade para que naturalmente as crianças participem das mais variadas situações, em parceria com os colegas, seja na conservação dos materiais e espaços coletivos, na produção de uma atividade ou na realização de uma tarefa.

Esse ambiente social é favorável para o fortalecimento de diversos aspectos que contribuirão para asua formação pessoal e cidadã. Colaborar é se opor a atitudes individualistas. É oferecer o seu melhor para o outro, para um grupo,para o mundo e consequentemente para si mesmo. Intencionalmente propomos vivências colaborativas e observamos como as crianças agem e reagem. Para nós não é surpresa quando elas se oferecem para amarrar o cadarço de um amigo, quando se dispõe a auxiliar numa atividade dando dicas e compartilhando o seu melhor jeito de fazer, quando se incomodam se algum brinquedo está quebrado ou se a sala está desorganizada e tem a iniciativa de resolver, dentre tantos outros exemplos. Essas posturas nos enchem de orgulho e a partir daí sabemos que podemos desafiá-las a fazer cada vez mais e melhor.

E nós, adultos, o que podemos aprender com isso? Como estamos fazendo a nossa parte no dia a dia? Quais condutas estamos potencializando? Dentro desse tema, compartilho um texto com depoimentos reais que nos ajudam nessa reflexão, afinal a família é o primeiro mundo social da criança e muitas vezes nos questionamos como agir, o que fazer… Vale muito a pena ler!

Abraços

Derivan
Coordenadora

Sobre o Autor