Falando em educação infantil, o assunto é: combinados

Em nossas reuniões de pais as professoras sempre abordam o tema “combinados” exemplificando diversas situações como etapas da rotina, uso dos espaços coletivos, uso dos materiais individuais, deslocamentos pelos espaços, dentre outras…

Na maioria delas os combinados funcionam muito bem, são eficazes, dão certo. E os pais geralmente se surpreendem quando veem seus filhos realizando suas tarefas de forma harmoniosa e segura, alguns declaram: “só na escola isso acontece”; “por que em casa não?”

Mas e quando em algum momento o combinado não funciona na escola, o que fazer? Como levar a criança seguir um determinado comando do educador? Para isso, só há um caminho, que é o que fazemos: estabelecer uma comunicação clara e mostrar as consequências. Investir no diálogo é o único recurso que temos e não desistir diante das resistências.

Sobre esse assunto, me pergunto se é claro para todas as famílias essa estratégia que adotamos e em minhas reflexões e pesquisas encontrei um texto recente do filósofo Mario Sergio Cortella que fundamenta e reforça a nossa prática e por outra perspectiva, traz apontamentos importantes para a educação das crianças, no ambiente familiar e consequentemente para a vida toda.

Como já sabemos, não se trata de um manual de receita, pois cada família tem os seus valores, porém como sempre nos deparamos com dúvidas pontuais dos pais sobre o que é pertinente a faixa etária e o que está mais relacionado à reação da criança frente à postura dos adultos, vale a pena ler e refletir!

Abraços

Derivan

Derivan de Souza Bruno é coordenadora pedagógica da educação infantil há mais de 20 anos e se dedica intensamente a realizar o melhor por nossos alunos, sempre embasada nas teorias mais atuais de educação.