Falando em educação infantil… o assunto é: corpo e movimento.

children_silhouettes_holding_hands_up_by_macinivnw-d68n02c

Corpo e movimento é um dos eixos de trabalho obrigatório na educação infantil. Estar em constante  movimento é tarefa comum e natural às crianças desse segmento  o fato de estarem  na escola significa que boa parte dessa movimentação deve ser planejada e com intenção de aprimorar aquilo que elas já fazem com desenvoltura: andar, correr, pular, virar cambalhotas, dentre outras atividades que tanto apreciam.

Diversos aspectos colaboram na estimulação desse desenvolvimento, um deles é o espaço que, se for adequado oferece os desafios que o corpo precisa para a liberdade de expressão que nessa fase é intensa e exige que seja explorada de todas as formas. Nesse ponto nossa escola supera as expectativas, pois além de termos área  coberta como o pátio e quadra, o parque amplo e natural- com chão e grama de verdade- permite o equilíbrio e o desequilíbrio necessários para a aquisição do domínio corporal, por exemplo. Aliado a tudo isso vale destacar que as intervenções dos professores causam um grande impacto nesse prazeroso aprendizado com o corpo, o parque é preparado para a realização de aulas de educação física com  obstáculos como as árvores e outros que são criados para atingir objetivos específicos.

Tudo o que é vivenciado pelo corpo é mais significativo. Sabemos o quanto é importante propor situações que ampliem o repertório de movimentos  da criançada e na educação infantil os eixos de trabalho  estão o tempo todo entrelaçados, integrados de tal forma que os avanços são observados em curto espaço de tempo. Música, rodas, brincadeiras, elementos naturais e fantasia compõem a nossa rotina diariamente.

Abraços,

Derivan