Falando em educação infantil… o assunto é: criança e cultura.

Dia do circo

O mês de abril está riquíssimo de atividades que irão ampliar o conhecimento de mundo das crianças.

Integrar o calendário aos objetivos de aprendizagem dos alunos é tarefa que requer um planejamento eficiente por parte dos nossos professores para que as informações que as crianças trazem a respeito dos temas abordados  e as novas estejam contextualizadas.

Nossa escola propõe diariamente  diversas atividades nas quais, intencionalmente, as vivências lúdicas dão o repertório cultural de que elas precisam para aguçar sua curiosidade sobre as diversas áreas de conhecimento. Esse é o nosso papel.

Na educação infantil, nada se separa, mas há momentos específicos em que o foco é uma área específica, ou um objetivo pontual.

Sabemos que atualmente o mundo virtual e os recursos tecnológicos são muito presentes na vida dos alunos, por isso na escola a oferta de “fazeres” precisa realmente fazer parte da rotina: brincadeiras de roda, cantigas, comemorações, brinquedos populares, tudo isso é conhecimento e quando acontece no espaço coletivo, vai se propagando, ocorre  a troca de saberes e a cultura vai se mantendo viva.

As famílias também têm a sua contribuição nesse processo e sempre se empenham buscando querer fazer o melhor, nesse movimento muitas vezes surgem questionamentos sobre o que fazer, como fazer… e aí entra uma prática que é muito nossa, que faz parte da identidade do Caminhar: trazê-las cada vez mais para dentro da escola, estimulando o prazer em participar. Como nesse mês que teremos o “conte uma história”, a primeira proposta integrada entre a família e a escola. Como nos anos anteriores, muito aguardada por todos!

Acreditamos que é também assim que o aprendizado se consolida.

Derivan de Souza Bruno é coordenadora pedagógica da educação infantil há mais de 20 anos e se dedica intensamente a realizar o melhor por nossos alunos, sempre embasada nas teorias mais atuais de educação.