Hora da Higiene – Colégio Caminhar

A hora da higiene pode se tornar um desafio! Escovar os dentes, lavar as mãos, pentear os cabelos, cortar as unhas e lavar todas as partes do corpo no banho são aspectos que estão conectados a educação. A criança aprende em todos os momentos de sua vivência; assim ampliar o repertório sobre a higiene é um papel fundamental para o educador.

Os educadores, principalmente da educação infantil, devem orientar a pratica dos alunos de forma coerente sobre a linguagem do próprio corpo informando a importância de uma boa higiene. Deve-se também estabelecer uma rotina de disciplina organizada e acompanhada dentro da escola até que as crianças possam estar seguradas para realizarem as tarefas sozinhas.

A escola também precisa possibilitar a conscientização dos pais sobre os hábitos da higiene para que todos possam dar continuidade a este trabalho desenvolvido com a criança de modo alinhado.

Os pequenos precisam de exemplos e repetição, por isso os educadores e os pais devem participar e auxiliar as crianças para que a hora da higiene não se torne um momento chato e sim prazeroso de descobertas e formação de hábitos. O educador também pode abusar da ludicidade, imaginação e criatividade para que as crianças sintam-se motivadas. Por isso trabalhar primeiro com importância da saúde com o próprio corpo é a base para iniciar a conscientização sobre hábitos de higiene.

Professora Renata