Por Que Nosso Infantil?

• Educação Personalizada

O desenvolvimento de valores e princípios, constituem da rotina de estimulações e aprendizagens.
  • Respeito a Criança

A infância deve ser preservada em sua íntegra e para isso, usamos da ludicidade como ponto de partida.
  • Escola e Família

Parceria efetiva para que juntos possamos intervir e interagir de modo mais apropriado frente as necessidades de nossos alunos.

Nossa História

O Colégio Caminhar prima por uma educação personalizada que visa o exercício da autonomia e do respeito ao próximo. Assim, o desenvolvimento de valores e princípios, constituem da rotina de estimulações e aprendizagens de nossa proposta educacional. Acreditamos que a infância deve ser preservada em sua íntegra e para isso, usamos da ludicidade como ponto de partida em nossas intervenções pedagógicas a serviço de um desenvolvimento infantil saudável e feliz.

Nossa proposta investe em atividades integradoras que proporcionam o contato efetivo entre crianças com objetivos específicos. Tal iniciativa promove a capacidade de comunicação, bem como a socialização, além do exercício da autonomia e da afetividade.

Investimos em atendimento personalizado de modo a atender as especificidades de cada aluno com vistas ao seu desenvolvimento integrado que permeia tanto o aspecto cognitivo quanto o emocional e o social. Acreditamos que a criança é um ser em constante transformação e integrante de uma sociedade da qual deve pertencer efetivamente, por isso desde os primeiros passos o exercício da autonomia e da reflexão são estimulados em nossos alunos.

Para contribuir com o planejamento diferenciado a que nos propomos contamos com a colaboração de profissionais especializados e comprometidos que além de formação em nível superior específica, mantém atualização permanente através de cursos de capacitação oferecidos com regularidade pelo Instituto de Formação do Colégio Caminhar, além das opções pessoais que realizam.
A diversidade de espaços de nossas instalações, como biblioteca, espaço lúdico de fantasias, ateliê, horta, parque revestido de terra e areia, circuito lúdico desafiador, casinha de bonecas, cantos do brincar, quadra adaptada, entre outros favorecem o desenvolvimento integral de nossos alunos através de vivências desafiadoras e felizes.

A parceria entre escola e família é outro importante aspecto cuidadosamente pensado por nossa equipe especializada para que juntos possamos intervir e interagir do modo mais apropriado frente as necessidades de nossos alunos. E para que esta relação permaneça próxima e com e segurança, contamos com as alguns canais de comunicação pontuais: agendamento personalizado sempre que houver uma necessidade (por mais simples que seja). Agenda com registro diário dos fatos mais importantes, contato telefônico periódico, informativo mensal sobre as ações que permearam ou que acontecerão em determinado período (normalmente ilustradas por um texto reflexivo compartilhado pela equipe de coordenação) e encontros de pais para acompanhamento do trabalho desenvolvido com um determinado grupo de aluno, acrescido de relatório personalizado sobre os desafios e conquistas vivenciados pelo aluno.

O Colégio Caminhar prima por um atendimento seguro, eficiente e significativo que contribua efetivamente para um desenvolvimento integral de seus alunos.

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontra no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Robert Fulghum

Compromisso com a Formação

• Nossa equipe de gestão constitui-se de formação mista (Gestores com atuação em diferentes segmentos, com tarefas específicas que trabalham em conjunto: diretores, coordenadores pedagógicos assistentes de coordenação); dentre as áreas de formação contamos com ampla diversidade, o que enriquece tanto as reflexões como as ações pertinentes a nossa atuação comprometida: Sociologia, Assistência Social, Pedagogia, Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão Educacional.
  • A formação continuada faz parte de nossas atividades periódicas, pois visa ampliar as reflexões acerca da qualidade da educação vinculadas a práticas bem planejadas e estruturadas em estratégias efetivadas com segurança e comprometimento. Para tanto, todos nossos funcionários contam com formações diversificadas e específicas a função que exercem na Unidade Escolar.
  • Nosso compromisso com uma educação de qualidade é para garantir um atendimento próximo, humano e personalizado a todos que contam com nossa parceria.