Palavra da Coordenação

Escola: a cada estudo, um novo aprendizado

Nosso compromisso para continuar fazer, com excelência uma educação de qualidade – todos os dias – para todos os nossos alunos, nos leva a pesquisa e ao estudo aprofundado, como meios para o aprimoramento de nosso fazer pedagógico.
Este compromisso exige uma busca constante por aprender, afinal para instigarmos o caminho do saber em nossos alunos, precisamos primeiro nos aperfeiçoar através de estudo, pesquisa e aprofundamento permanentemente. Esta prática organizada de forma adequada, favorece uma qualificação, voltada para as necessidades de desenvolvimento de cada um, sem perder a visão do todo.
O ano escolar de 2015, na verdade, para nós, começou ainda em 2014, com seu planejamento a partir das necessidades formativas de todos os funcionários; necessidades estas, fundamentadas na história vivenciada que escrevemos, até então. Para isso, os meses de novembro e dezembro, constituíram um período de análise e elaboração de estratégias, que contemplassem o percurso de práticas qualificadas com vistas à continuidade filosófica- pedagógica que pretendemos manter.
Temas como liderança, comunicação e tipos de registros abriram nossa temporada de estudos 2015. Foram três dias ricos em troca de experiências, aprendizado e aprofundamento de estudo.
Uma estratégia para manter este percurso vivo ao longo do ano, foi estabelecer com o grupo de professores um encontro mensal com este propósito de estudo socializado, que ocorre sistematicamente desde 2013. Esta decisão consolida procedimentos adotados pela equipe e oportuniza a criação de novos parâmetros de acompanhamento dos alunos, que são implantados como parte do estudo realizado; um verdadeiro laboratório de saberes, monitorado diariamente por todos: gestão, professores e alunos. Pretendemos, assim, qualificar – ainda mais – nossa prática educativa, a partir de cada encontro.
O bacana neste processo é a certeza da continuidade deste estudo ao longo do ano: nossos professores contam com um encontro formativo mensal, que lhes permite manter o estudo atualizado, além da troca de experiências e a aplicação de novos saberes na rotina de sala de aula.
Já as estagiárias e monitoras de educação, contam com outro formato de capacitação, que ocorre de forma quinzenal, e também integra teoria à prática educativa diária. Investir na educação é um investimento para a sociedade, pois o foco de trabalho e atenção está no indivíduo; na continuidade da humanidade.

Uma certeza fica: temos muito a aprender, sempre!

Fernanda Zerbinatti