Palavras da Coordenação – Saídas Pedagógicas

Durante todo ano oferecemos diversas saídas pedagógicas aos nossos alunos.

Elas tem objetivos diversos, e podem ser proporcionadas como vivências culturais, como a ida a museus e teatros, bem como aprofundar estudos desenvolvidos em diferentes disciplinas.

Entendemos que nessas oportunidades o aluno desfruta do que os locais oferecem, com uma interação diferente da que teria em outra situação.

Na saída ele estará com professores, muitas vezes especializados, e também com os colegas de classe, com os quais poderá trocar experiências e impressões, aprofundando assim, seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos.

Também é importante ressaltar que toda saída proposta no Colégio Caminhar, integra uma sequência didática, isto é, faz parte de uma situação de aprendizagem planejada, que começa dentro da escola. O passeio pode ser um disparador de conteúdos, uma ferramenta do processo ou uma oportunidade de aprofundamento.

É nesse momento que ampliamos os horizontes do aluno, contextualizando tudo aquilo que se aprende na escola, além de ser uma grande oportunidade de trabalhar com questões relacionadas a convivência em espaços públicos e aprofundar os laços de amizade entre professores e alunos.

O nosso trabalho neste tipo de atividade é tão sério, que frequentemente nossos alunos são elogiados pelo preparo e pela curiosidade que apresentam durante a saída. O passeio se torna efetivamente uma “extensão” da sala de aula.

Por isso, é de extrema importância que a família possibilite essa vivência para o aluno, a fim de que ele possa integrar-se ao mundo de forma gradativa, organizada e segura.

Abraços

Kátia