Por que trabalhamos com o Simpósio?

O Simpósio do alunos do Fundamental II é uma atividade permanente que acontece todos os anos em nosso Colégio.

Este trabalho nasceu numa atividade de formação, na qual os professores, a partir das reflexões e dos estudos sobre o segmento, buscaram uma oportunidade de desenvolver questões que vão além do que propomos na sala de aula.

O primeiro simpósio aconteceu em 2009 e ao longo dos anos, foi tomando novos formatos, sempre visando o aprimoramento da proposta e trazendo novos desafios para alunos e professores. Essa é uma característica muito presente em nossa escola, pois entendemos que mesmo projetos que são permanentes, devem oferecer condições de adaptações aos diferentes grupos e momentos, já que o processo ensino-aprendizagem e o espaço escolar tem dinâmicas muito peculiares.

Assim, gostaria de explanar a proposta de trabalho desse ano de forma que possa compartilhar com todos os diferentes saberes que desenvolvemos durante a preparação desse trabalho.

O Simpósio começa sempre no ano que o antecede. Nesta etapa os alunos que já passaram por essa experiência têm a oportunidade de avaliar e propor mudanças e temas que são estudados posteriormente pelos professores para o planejamento de um novo trabalho. Como essa atividade tem como principal foco o protagonismo do aluno, não poderíamos de forma alguma, desconsiderar aquilo que eles vivenciam e propõem. Desta forma, o projeto desse ano teve início em 2016, quando nossos alunos puderam propor novas estratégias e propuseram dentre outros temas, saber um pouco mais sobre a Imigração e Migração ao longo da história.

Dando sequência a esse processo, no início do ano, os professores elaboram um questionamento que servirá de ponto de partida para as pesquisas. Sobre o tema de 2017 foi proposta a seguinte reflexão: Por que o Homem, ao longo da história, precisou explorar e transitar pelo espaço geográfico?”  E foi a partir dessa questão que iniciamos todo processo de trabalho.

Para que possam desenvolver o proposto, os alunos são divididos em grupos multisseriados, pois entendemos que dessa forma a interação social torna-se mais produtiva e eficiente, já que pode haver uma troca de experiências e vivências entre todos os participantes, seja considerando os conteúdos, seja considerando as experiências com a própria elaboração do trabalho.

No decorrer da elaboração, que acontece entre os meses de Fevereiro e Setembro, os alunos precisam cumprir com várias etapas, que são compostas por: pesquisa sobre o tema, elaboração de um texto coletivo com as descobertas do grupo, distribuição do que cada aluno abordará sobre o tema na apresentação, preparação individual da apresentação e elaboração do material gráfico que será apresentado para o público. Durante essas etapas, os alunos trabalham de forma atuante, os mais velhos tem papel de tutores e os professores orientam os trabalhos, no papel de mediadores do processo, oferecendo caminhos para que todos possam cumprir com cada etapa.

É um trabalho extremamente desafiador para todos, pois envolve muita dedicação e compromisso, pois todos são convidados a quebrar os paradigmas convencionais e se engajarem em algo inovador. A aprendizagem acontece de forma horizontal, pois alunos e professores colocam-se no papel de aprendizes e parceiros, que trabalham juntos para cumprir com o que foi proposto.

O dia da apresentação também é de fundamental importância, pois é uma oportunidade de mostrar para um público não habitual, tudo o que foi aprendido e construído ao longo dos meses. Os alunos que possam por essa experiência vivenciam desde o famoso “frio na barriga” até a satisfação do reconhecimento de um trabalho bem feito.

Por isso, o Simpósio é uma atividade de fundamental importância nesse ciclo. Ele é potencializador de questões muito importantes para que de fato possamos colaborar com o desenvolvimento de conhecimentos, procedimentos e atitudes que são essenciais na construção de um aluno completo, que poderá sair-se bem em diversas situações de sua vida estudantil e pessoal.

Estou certa de que todos que puderem compartilhar essa experiência, prestigiando os alunos no Simpósio, poderão ver a grandiosidade de uma proposta inovadora, concreta e muito potente e de alunos que de fato se superam.

Katia Zavanella Diretora pedagógica, formada em educação física e pedagogia.