AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Prêmio Educador Caminhar 2016

Escola é território de aprendizagem para todos os que dela fazem parte. Contudo nem sempre este ambiente é favorável às necessidades e expectativas de conhecimentos de seus personagens, já que as mesmas são peculiares a cada um e precisam ser consideradas no contexto da tomada de decisões.

Articular processos que viabilizem os meios para o sucesso da aprendizagem, exige das instituições que se comprometem com tamanha responsabilidade, a promoção de possibilidades singulares e ao mesmo tempo de caráter coletivo. Tarefa difícil alguns podem achar. E com certeza o desafio é grande.

Não podemos pensar na aprendizagem dos alunos se não considerarmos a trajetória de ensino e aprendizagem dos professores e de todos os que de uma forma ou outra convivem neste ambiente que exala sede de saber. Diante desta constatação nos cabe a incumbência de refletir e planejar sobre a escolha das melhores estratégias, que culminem na construção ou mesmo na manutenção de cenários desafiadores, que promovam o encantamento.

Este processo requer atenção para mobilizar o desconforto, quando tudo transpira segurança e controle. É exatamente neste momento que precisamos da apuração do nosso olhar, para identificar as circunstâncias em que se encontram nossos educadores e a partir desta constatação, oferecer ambientes personalizados para a continuidade de sua aprendizagem.

Dentre nossas opções, escolhemos investir no processo formativo dos professores de modo alinhado à sua prática educativa. Esta é uma proposta inspirada, programada e executada diariamente a partir de todas as oportunidades de reflexão que configuram a rotina escolar.

Anualmente promovemos um espaço de socialização de práticas pedagógicas bem sucedidas que culmina no tradicional Simpósio de Educadores “Caminhar- 2016”. Este ano, optamos por enriquecer esta vivência, inserido o “Prêmio Educador Caminhar/2016”, como extensão do reconhecimento do trabalho dos educadores que compartilham de nosso ideal de educação.

Pela primeira vez, abriremos espaço para que a comunidade escolar interna participe de forma mais intimista dos processos educativos desenvolvidos por nossos educadores. Haverá uma votação interna da prática que melhor expressar a concepção de excelência desenvolvida no Colégio Caminhar.

Ressaltamos que todas as práticas são dignas do nosso respeito e admiração. Nos meses de outubro e novembro contaremos com diferentes formas de socialização das práticas educativas.

E no encontro de novembro divulgaremos a experiência vencedora.

Consideramos este, um momento de grande expectativa e aprendizado.

Em nome da equipe gestora da escola, reforço nosso respeito, admiração e gratidão a todos quem compartilham desta concepção de valorização profissional.

Sobre o Autor
Fernanda Zerbinatti — Está no Colégio Caminhar desde 2008, foi nossa coordenadora e hoje é nossa formadora. É Pedagoga, pós-graduada em Educação Inclusiva e Arte Educação.