Quando a Família é Importante para a Escola

Quando pensamos em Educação existe uma tendência muito forte em associar esse trabalho a escola.

Num sentido bem amplo, educação é um processo que tem como objetivo o desenvolvimento integral do individuo, colaborando para que ele possa interagir com o mundo de forma positiva. Neste processo existe a intervenção de vários fatores, especialmente a comunidade na qual a pessoa está inserida.

Quando pensamos em educação para alunos de educação infantil e fundamental, entendemos que a comunidade que os cerca está basicamente associada aos familiares e a escola, pois até os amigos estão vinculados a esses grupos.

Por isso, a relação entre a escola e a família precisa ser muito bem afinada a fim de que possamos efetivamente trazer benefícios ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Esse é um tema muito complexo. Muito já se falou… “Parceria entre escola e família”, “definição dos papéis de cada um”, “isso é da escola, aquilo é da família” e outros jargões que são usualmente colocados na mídia e no próprio meio escolar.

Nós acreditamos muito nessa relação e entendemos que todo esse processo precisa ser encarado de forma construtiva, entendendo que um deve trabalhar junto com o outro. O que fazemos na escola reverbera em casa e vice-versa.

Por isso, nós validamos muito a presença da família na escola. Ao longo do ano ela é proporcionada de diferentes formas: seja para integração em nossas comemorações e atividades abertas, para comunicação de questões pedagógicas em nossas reuniões individuais e coletivas e também, para resolução e encaminhamentos de pequenos conflitos, para esclarecimento de dúvidas dentre outras infinitas necessidades, da escola e das famílias.

Nós entendemos, que quando nos encontramos, estamos contribuindo mutuamente com a tarefa de compreender o processo evolutivo de cada um, e ajustando ações conjuntas que busquem o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

É com essa certeza que o Colégio Caminhar mantém suas portas sempre abertas para uma conversa. A educação é um processo dinâmico e construtivo, e juntos podemos trilhar um caminho mais assertivo e seguro.

Kátia Zavanella