Que bom estarmos de volta às nossas atividades!

O período de descanso para os alunos e professores é necessário para que retornem às aulas revigorados para mais um semestre de aprendizagens e conquistas!

Essa pausa também é fundamental para a escola, tanto para as melhorias no espaço físico quanto para a avaliação das ações pedagógicas que serão desenvolvidas no último período. As duas unidades, Infantil e Fundamental tem diversas atividades integradas entre alunos, funcionários e pais e uma delas envolve inicialmente a comunicação e a convivência na escola. Estamos começando através da elaboração desse informativo produzido pelas coordenadoras das duas unidades, já que o tema é pertinente aos dois segmentos.

Estabelecer uma comunicação transparente e efetiva com os pais é uma prioridade que defendemos e praticamos em todas as situações: das atividades que realizamos, sobre orientações específicas, do cotidiano da escola, enfim, avaliamos que tudo o que é necessário é comunicado. Nessa relação, cada vez mais cuidamos para garantir o nosso comprometimento com a verdade, por isso, entendemos que em tempos de imediatismo, a cautela é quem deve orientar as condutas, afinal nosso principal recurso de trabalho é o ser humano.

Atualmente a escola dispõe de vários canais de comunicação, cada família utiliza aquele que melhor atende ao seu perfil: agenda, e-mail, telefone, aplicativos… Mas é inegável que a boa e velha conversa pessoal é insubstituível. Atualmente as novas tecnologias são exploradas em todas as instituições e nós aderimos a elas, pois de fato são recursos potentes, desde que jamais esqueçamos que de frente para a tela há um ser humano que se relaciona, que tem emoções, e esse é um dos principais aspectos da nossa filosofia: o ser humano.

Precisamos ter em mente que nós adultos estamos sendo observados pelas crianças e jovens. A forma como conduzimos a nossa comunicação em diferentes situações, é o parâmetro que nossos alunos e filhos utilizam quando tem que se comunicar com seus pares, seus professores, seus familiares. Na escola fica muito claro, que as diferentes formas de se comunicar geram diferentes resultados. Quando a comunicação não acontece de forma positiva, ou é carregada de pré-julgamentos e preconceitos os conflitos tornam-se mais evidentes e mais difíceis de serem resolvidos.

Em tempos atuais observamos que, muitas vezes, as pessoas partem do princípio que estão sendo enganadas, prejudicadas, ou que o outro está tomando determinada atitude com má intenção. Isso gera uma pré-disposição para a negatividade que tem uma interferência direta na comunicação.

Por isso, precisamos estar atentos às nossas condutas para que as crianças e jovens possam crescer com confiança, autoestima, positividade, acreditando que em todas as situações é possível interferir e encontrar uma solução.

Neste caso a forma como a comunicação acontece tem influência direta nos resultados.

Como sempre dizemos para nossos alunos numa boa conversa é possível resolver qualquer conflito, desde que todos estejam dispostos a ouvir e entender o outro.

Agradecemos pela confiança em nosso trabalho e desejamos um excelente semestre!

Derivan e Kátia