Ritos e passagem – O tempo e as transformações em nossa vida

O Homem conquistou muitas coisas em sua relação com a história e a Natureza, mas se há algo que ninguém pode controlar é o tempo.

Para todos nós ele passa numa velocidade ímpar, às vezes parece tão lento,  outras tão rápido…

Nesse movimento incontrolável, vivenciamos  momentos marcantes e inesquecíveis.

No Ensino Fundamental, mais do que nunca, esses momentos permeiam as experiências escolares, especialmente em dias nos quais as relações são mais restritas e as famílias menos numerosas.

O convívio escolar e a forma como as crianças vivenciam a relação com o conhecimento, certamente deixarão marcas por toda a vida. São nove anos preciosos nos quais desenvolveremos toda a formação de nossos alunos cuidando muito do que está ligado ao conhecimento de forma mais específica, e também tendo uma atenção especial na formação global desses pequenos. O olhar está voltado para as relações que tem com o mundo, respeitando cada um dentro de suas potencialidades e entendendo que o desenvolvimento pessoal é um processo infinito.

Dentro desse contexto temos o ingresso no Ensino Fundamental II, com a ida ao 6º ano. Essa transição é muito esperada pelos alunos. Por encontrarem-se na pré-adolescência esse momento é marcado pela ideia de que deixarão de ser crianças e um novo mundo cheio de novidades e possibilidades abre-se para esse grupo. Com ele também vem uma série de mudanças: mais professores, mais tarefas, mais responsabilidades. Esse período é socialmente focado na produtividade, seja naquilo que cada um espera de si mesmo, seja pelo que os outros esperam dos alunos.

O papel dos adultos é fundamental, pois precisamos permitir que todas essas características se aflorem, sempre estando disponíveis e atentos para entrar em ação em casos de necessidade, valorizando o  seu crescimento.

No segundo semestre do 5º ano, vamos fortalecendo os vínculos de nossos alunos com os novos professores e orientando-os de forma mais pontual na condução da rotina escolar. São estimulados a desenvolver atitudes autônomas frente às tarefas que desempenham na escola, às suas atividades, avaliações e a organização pessoal.

Essas habilidades são de extrema importância para a nova fase, na qual a demanda de atividades escolares e estudos irão gradativamente aumentando. Elas são trabalhadas com  atenção para que possam criar bases sólidas que se consolidarão ao longo dos últimos anos do Ensino Fundamental. Todo esse trabalho para que no final do ciclo, os alunos possam estar preparados para fazerem escolhas pessoais que perdem um pouco da influência direta dos familiares.

Os pais que trabalham em parceria com a escola, conseguem perceber e orientar os alunos em suas necessidades tendo como foco principal a motivação de seus filhos para a tomada de uma nova postura de estudante.

Assim, colocando os desafios de forma gradativa, acreditamos que nossos alunos possam preparar-se para o futuro, adquirindo os conhecimentos necessários para esse segmento, sem deixar de vivenciar as amizades, alegrias e brincadeiras que ainda fazem parte desse período, fortalecendo a autoestima, autoconfiança e a capacidade de vislumbrar expectativas  a partir de suas próprias perspectivas. Respeitar o tempo para cada desafio e conquista é essencial para que possamos encontrar o prazer naquilo que fazemos e vivenciamos

Katia Zavanella Diretora pedagógica, formada em educação física e pedagogia.