AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Semana do Meio Ambiente 2015

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

Dia 05 de junho se comemora o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Nunca se falou tanto, dessa questão, como nos dias atuais. Sabemos que precisamos cuidar, para que nossos descendentes possam usufruir dessa natureza abundante, diversificada e maravilhosa que temos.
Essa data foi estipulada – na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então, eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Com o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos, tanto pelos governantes, quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar – consideravelmente – o modo como vivemos, atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Vale à pena revermos nossas atitudes como: O descarte adequado de lixo, contribuindo com a coleta seletiva e os projetos de reciclagem; Consumo consciente de recursos naturais; Evitar o desmatamento e uso de combustíveis fósseis; Evitar o desperdício de água e esgotamento do solo; Cobrar também atitudes governamentais para o bom uso da natureza. Em Santo André temos muitas localidades que devem ser protegidas em relação à Mata Atlântica e outros recursos.
Vamos destacar um fato concretizado em nossa cidade, onde fomos pioneiros e estamos conseguindo manter até os dias atuais. Temos uma Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizada no Bairro Cidade São Jorge. Essa localidade permite ajudar o meio ambiente e empregar muitas pessoas que eram antigos catadores de lixo ou carrinheiros da cidade. Em cada região também existem os postos da Semana, onde podemos levar objetos mais volumosos. Alguns abrem de segunda a domingo, e outros, de segunda a sábado. Podemos levar nessas localidades: lixo reciclável, entulho, móveis velhos, entulhos de construções, pneus, podas de árvores, pilhas, baterias, óleo comestível, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico entre outros.
Precisamos perceber que, 25% do que é descartado, não é lixo. O lixo brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo. No Brasil, cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia, enquanto que – por ano são produzidos 55 trilhões de quilos. Será que o nosso país, que pensa tanto em modernização, está preparado para reverter esse cenário?
Sim, se governo e população trabalharem e desejarem resolver as questões ambientais. A Natureza agradece.

Adaptado pela Professora Maria Cristina G. Rúpolo
Geografia

Fonte:
Consumidos RS
Brasil Escola
Jornal DestaK