AGENDE SUA VISITA 4994.8157
Comment are off

Todos juntos por uma alimentação mais saudável

 

 

Em 2014 o Ministério da Saúde lançou uma atualização do Guia Alimentar para a População Brasileira. Nessa nova edição, o Guia traz uma série de informações sobre os cuidados e os caminhos para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

A principal recomendação é que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, verduras, legumes e carnes) e alimentos minimamente processados, como os grãos (arroz e feijão). Em contrapartida, recomenda que sejam evitados os alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, salgadinhos, refrigerantes, etc.

Aplicando esse conceito no dia a dia podemos melhorar a qualidade da nossa alimentação, respeitando nossas preferências por determinados alimentos, por sabores e respeitando os pratos tradicionais da nossa cultura. Em um primeiro momento, pode-se pensar que essas recomendações não parecem novidade, porém, basta prestar um pouquinho de atenção em nossa alimentação, ou mesmo no carrinho do supermercado e ver a parte que destinamos aos pelos alimentos ultraprocessados e parte ocupada pelos frescos ou minimamente processados.

Mas se parece tão fácil assim, por que a taxa de obesidade e as doenças cardiovasculares aumentam a cada ano? Por que existem tantos tipos de dieta, novos alimentos “saudáveis” e tantos alimentos de moda? Como saber se um alimento é saudável ou minimamente processado?

Essas dúvidas são comuns e é por isso que ao longo deste ano vamos abordar todos esses temas sobre alimentação saudável e também como aplicar tudo isso em nosso dia a dia. Porque não basta entender, tem que saber aplicar e fazer da alimentação um estilo de vida saudável. E tem mais, você também participa da escolha desses temas! Em breve, vocês poderão indicar as principais dúvidas e assuntos de interesse.

Vamos juntos cuidar da alimentação das crianças (e da nossa também)!

Se você tiver interesse, o Guia completo pode ser acessado aqui: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

 

Até mais!

 

Nutr. Marilia Zagato

 

Sobre o Autor