Uma difícil e importante escolha: a escola para meu filho (a)

A escolha pela instituição que será responsável pela escolarização de um filho (a) não é tarefa fácil; até porque implica em confiança e alinhamento de ideais de vida. Educar está para além da aprendizagem dos conteúdos.

Internamente, nós mães, pais ou responsáveis (eu me incluo neste grupo) por estes seres em construção, nos deparamos como um turbilhão de emoções e conflitos. Afinal precisamos escolher dentre tantas opções um lugar com tempo, espaço e proposta pedagógica que se alinhem aos nossos valores sobre a humanidade, sobre a vida. Lugar este que confiaremos nosso bem mais precioso, nosso melhor projeto de vida e de realização pessoal.

Aprender, todos são capazes; no seu tempo e a seu modo. A ciência já comprovou que a aprendizagem ocorre de diferentes formas, uma vez que nós seres humanos, somos singulares. É exatamente neste ponto que nosso debate interno começa, pois mais importante do que aprender é como se aprende! A forma como o processo de ensino e aprendizagem é pensado e executado tem grande impacto na produção do conhecimento, sobretudo na constituição do indivíduo que está em construção e deixará marcas para sempre. A questão é o tipo de marcas, lembranças que serão produzidas e de que forma.

Considero o respeito premissa de uma convivência sadia e altruísta. Respeitar o individual em meio ao coletivo, em prol de todos exige conhecimento, empenho, perseverança e humidade sempre. Educação é isso: trabalhar por todos, a partir de cada um. Ofício minucioso que demanda estratégia e zelo por cada ser que faz parte do contexto educacional. Escola é lugar de aprendizagem para todos. Até que ponto, eu enquanto responsável por um aluno (a) estou disponível para também aprender, sair da minha zona de conforto e aceitar conhecer o novo, o que difere dos meus conceitos e certezas? Responder estas indagações, nos leva a ponderar sobre o que buscamos ao escolher uma escola e quem desejamos por parceiros; o que implica inclusive em discordância de alguns aspectos, afinados por meio do diálogo, da humildade e do respeito, quando necessário.

Uma escola que considere o indivíduo em sua essência e para além das estatísticas, que invista em desafios e valorize o saber de cada um e suas potencialidades como meio para conferir possibilidades de evolução; é um lugar que precisa equilibrar valor e conhecimento de forma eficaz e significativa.

Nossos olhos precisam enxergar um trabalho realizado diariamente que perpasse estrutura e recursos. Estes devem estar, a serviço da aprendizagem, mas de nada valem se a escola não se comprometer a fazer dia após dia seu trabalho de acordo com a proposta filosófica que a define. Como diria Marcelo Cunha Bueno “Aprendi que de nada vale estar em uma superescola, com um supermaterial, num superespaço, numa superlinha pedagógica se não há seres capazes de afetar e dispostos a serem afetados pelos outros! Afeto é o que fica. Esse afeto que percebe que o educar se faz nas miudezas. É ele que vai além de toda a tecnologia pedagógica atual”.

A escolha de uma escola faz parte dos investimentos inestimáveis da vida de muitas pessoas. Desejo que sua escolha seja assertiva para as necessidades do seu filho ( a) enquanto indivíduo que integra uma sociedade, contudo desejo que esta escolha seja em prol dele e não dos estereótipos de exigências impostos por esta mesma sociedade que muitas vezes julga, classifica e exclui. Que esta escolha oportunize e colabore para a constituição de indivíduos plenos e realizados que saibam se posicionar e defender seus direitos, cumprindo seus deveres e realizando seus ideais.

Na certeza de que é uma decisão difícil, mas não impossível desejo ainda que sua escolha permita o crescimento de seu filho (a) em sabedoria e conhecimento.

Com votos de uma escolha assertiva,

Fernanda Zerbinatti

Fernanda Zerbinatti — Está no Colégio Caminhar desde 2008, foi nossa coordenadora e hoje é nossa formadora. É Pedagoga, pós-graduada em Educação Inclusiva e Arte Educação.