Caminhar

Por Que o Construtivismo?

Aprendizado

A proposta é que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, por meio do ensino aliado ao prazer de aprender.

Raciocínio

Com a experimentação e os questionamentos, o aluno aumenta sua capacidade de raciocínio e autonomia.

Socialização

O aluno aprende a conviver, desenvolvendo a compreensão do outro, respeito ao pluralismo e a capacidade de comunicação.

Nossa Proposta

Nossa escola prima por uma educação de qualidade fundamentada na vivência e exploração de experiências diversas, de modo a oferecer situações desafiadoras e estimulantes ao desenvolvimento do aluno. Cabe ressaltar que as estratégias adotadas seguem um padrão de atendimento com base nas necessidades inerentes a cada fase da infância e adolescência.

Em outras palavras, significa atuar a partir da ludicidade com objetivos específicos: o brincar permeia o antes, o durante e o depois das propostas oferecidas no ambiente escolar. Os espaços de exploração na escola foram pensados para contemplar as necessidades de criação e uso da imaginação nas mais diferentes situações.

Berçário
Espaço dedicado ao desenvolvimento do bebê integralmente. Contamos com planejamento exclusivo dedicado ao acolhimento, ao acalanto e à oferta à diversidade de exploração de espaços e objetos de forma lúdica.
Infantil I e II
A Educação Infantil tem por propósito estimular as diferentes potencialidades dos alunos por meio de propostas lúdicas e desafiadoras de modo fazer da arte do aprender uma descoberta feliz e gratificante todos os dias.
Fundamental I
A primeira etapa do ensino fundamental consiste em cuidado, oferta gradativa de desafios de acordo com os objetivos de aprendizagem previstos para cada ano ciclo. As propostas de ensino e aprendizagem primam pela diversidade de oportunidades para que cada aluno desenvolva suas potencialidades de forma segura e sólida.
Fundamental II
Esta etapa final do ensino fundamental requer planejamento com foco no aprofundamento de saberes com base em experiências que priorizam autonomia do aluno nas mais diferentes situações. Além do foco no desenvolvimento social, nosso plano de ensino trabalha com ênfase nos estudos acadêmicos previstos para cada faixa etária por meio da personalização do ensino.
Integral
Proposta no contraturno é uma alternativa que alterna esporte, estudo, segurança e lazer num só lugar sem perder o propósito educacional previsto na escola no momento da aula regular.
Os alunos contam com programação específica e acompanhamento permanente por profissionais capacitados e acompanhados pela equipe gestora.

A primeira Meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

Jean William Fritz Piaget

Ex-Alunos

“A minha vivência nesta escola foi muito significativa para meu desenvolvimento, uma base muito importante, pude seguir em frente sem medo”.
Alexandre Nakamoto

“Estudei do berçário ao 9.o ano no Colégio Caminhar, este ano me formarei como Engenheira Biotecnóloga, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na cidade de Assis.”

Pâmela Terni

“Completei o fundamental II no Caminhar, fiz o colégio no Singular e hoje estou quase formado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.”

Alexandre Nakamoto

“A partir da vivência no Caminhar aprendi a ser uma pessoa melhor e uma aluna exemplar, a respeitar e ser respeitada, a enfrentar desafios e sobre o verdadeiro valor de amizades.”

Bruna Damas