Fundamental
Por Quê Nosso Fundamental?
Preparo para a Vida
Através de uma experiência escolar bem sucedida e elaborada para atender cada necessidade do aluno.
Educação Integral
Motivamos o exercício da autonomia, assim nossos alunos desenvolvem suas habilidades com responsabilidade.
Número Reduzido por Sala
Favorecer o acompanhamento próximo e permanente, de modo a personalizar o atendimento destinado a cada aluno.
Atendimento Diferenciado
O Colégio Caminhar oferece atendimento diferenciado e personalizado de modo a estimular as diversas habilidades e potencialidades inerentes ao ser humano, através de vivências desafiadoras que motivam a participação plena de nossos alunos; um projeto educacional inovador que busca um preparo para a vida, através de uma experiência escolar bem sucedida e elaborada cuidadosamente para atender as diversas necessidades de nossos alunos.
Nossas instalações estão adequadas a proposta humanista por nós desenvolvida, o que nos permite dizer que apesar de termos um espaço de laboratório preservado em nossa sala de multiuso, nosso melhor ambiente de experimentação é na verdade nosso pátio externo rodeado de árvores nativas e diferentes espécies de plantas que nos permitem inúmeros experimentos.
Acreditamos na riqueza dos espaços a partir do excelente uso que se faz deles, com comprometimento, motivação e curiosidade, por isso, em nossa escola estes são diferenciados a partir da concepção de seus objetivos enquanto ferramenta de estudo e pesquisa, lugares de integração de saberes e descobertas, como: sala de leitura, laboratório de informática, pátio coletivo de integração, refeitório, bosque, sala de mídias, sala multiuso.
Através de planejamento específico os alunos são apresentados a dinâmicas que gradativamente estimulam a exploração, a pesquisa, a descoberta e acima de tudo a aquisição de conhecimentos de modo significativo. O uso do raciocínio permeia as diferentes abordagens cognitivas e emocionais, características do processo de aprendizagem e aperfeiçoamento de cada um.
O número reduzido de alunos é um dos critérios adotados para favorecer o acompanhamento próximo e permanente, de modo a personalizar tanto o atendimento destinado a cada aluno, quanto as intervenções, para que ambos sejam adequados ao rendimento e necessidades de cada um, sem com isso perder de vista a excelência na qualidade educacional a que nos propomos. E para nós, qualidade é uma construção de significados em torno da instituição e do serviço, uma reflexão compartilhada que enriquece os participantes, uma troca e uma transmissão de saberes.
Outro diferencial adotado a partir de nossa Filosofia humanista de trabalho pedagógico refere-se ao processo de avaliação do aluno. Acreditamos que é preciso considerar a capacidade de uma pessoa se relacionar, que por sua vez depende das experiências que vive e se esta promove vínculos e relações que auxiliem o desenvolvimento das concepções pessoais e sobre os demais.
É de fundamental importância considerar todo o caminho percorrido pelo aluno em seu desenvolvimento, o que implica necessariamente em uma avaliação processual.
Assim é preciso clareza sobre o processo de aprendizagem, bem como, sua finalidade para que se entenda o que é preciso fazer e onde se deve chegar. Torna-se fundamental o olhar atento e observador do professor durante todo o percurso de realização de seu planejamento. A avaliação deve estar a serviço do avanço do aluno, como um indicador dos próximos passos a serem trilhados.
Trabalhar com uma educação integral como nossa escola se propõe, implica no efetivo exercício da autonomia reflexiva para nossos alunos possam desenvolver todas as suas habilidades para tornarem-se cidadãos críticos e participativos dos diferentes agrupamentos sócias a que possam constituir, desde uma comunidade familiar, agrupamentos de amigos, núcleo profissional, como a sociedade de modo geral. Diante desta perspectiva há que se considerar o olhar para o estímulo de suas múltiplas habilidades e talvez ouvir seja uma das mais difíceis. Afinal, as discussões, dependendo do tom dos interlocutores, podem virar bate- bocas.
As divergências podem ser valorizadas quando há respeito e consciência de que a formação também se dá com a contribuição do outro. Também é preciso garantir espaços e tempos para o debate. Em nosso cotidiano escolar existem muitas oportunidades, a começar pelas assembléias de classe; espaço de vivência democrática em que os alunos são estimulados e resolver os conflitos existentes em seus agrupamentos específicos, sempre com a mediação de um educador.
Para garantir uma educação nos moldes inovadores a que nos propomos, nos cabe oferecer de forma permanente, oportunidades múltiplas para que os alunos interajam efetivamente com o outro, visto que é um ser social em transformação constante.
Nossos projetos primam pela participação de todos, numa unidade de troca e aprofundamento.
A Educação é a melhor arma que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela
Compromisso com a Formação
Nossa equipe de gestão constitui-se de formação mista (Gestores com atuação em diferentes segmentos, com tarefas específicas que trabalham em conjunto: diretores, coordenadores pedagógicos assistentes de coordenação); dentre as áreas de formação contamos com ampla diversidade, o que enriquece tanto as reflexões como as ações pertinentes a nossa atuação comprometida: Sociologia, Assistência Social, Pedagogia, Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão Educacional.
A formação continuada faz parte de nossas atividades periódicas, pois visa ampliar as reflexões acerca da qualidade da educação vinculadas a práticas bem planejadas e estruturadas em estratégias efetivadas com segurança e comprometimento. Para tanto, todos nossos funcionários contam com formações diversificadas e específicas a função que exercem na Unidade Escolar.
Nosso compromisso com uma educação de qualidade é para garantir um atendimento próximo, humano e personalizado a todos que contam com nossa parceria.