Fundamental

Por Quê Nosso Fundamental?

Preparo para a Vida

Através de uma experiência escolar bem sucedida e elaborada para atender cada necessidade do aluno.

Educação Integral

Motivamos o exercício da autonomia, assim nossos alunos desenvolvem suas habilidades com responsabilidade.

Número Reduzido por Sala

Favorecer o acompanhamento próximo e permanente, de modo a personalizar o atendimento destinado a cada aluno.

Atendimento Diferenciado

O Colégio Caminhar oferece atendimento diferenciado e personalizado de modo a estimular as diversas habilidades e potencialidades inerentes ao ser humano, através de vivências desafiadoras que motivam a participação plena de nossos alunos; um projeto educacional inovador que busca um preparo para a vida, através de uma experiência escolar bem sucedida e elaborada cuidadosamente para atender as diversas necessidades de nossos alunos.

Nossas instalações estão adequadas a proposta humanista por nós desenvolvida, o que nos permite dizer que apesar de termos um espaço de laboratório preservado em nossa sala de multiuso, nosso melhor ambiente de experimentação é na verdade nosso pátio externo rodeado de árvores nativas e diferentes espécies de plantas que nos permitem inúmeros experimentos.

Acreditamos na riqueza dos espaços a partir do excelente uso que se faz deles, com comprometimento, motivação e curiosidade, por isso, em nossa escola estes são diferenciados a partir da concepção de seus objetivos enquanto ferramenta de estudo e pesquisa, lugares de integração de saberes e descobertas, como: sala de leitura, laboratório de informática, pátio coletivo de integração, refeitório, bosque, sala de mídias, sala multiuso.

Através de planejamento específico os alunos são apresentados a dinâmicas que gradativamente estimulam a exploração, a pesquisa, a descoberta e acima de tudo a aquisição de conhecimentos de modo significativo. O uso do raciocínio permeia as diferentes abordagens cognitivas e emocionais, características do processo de aprendizagem e aperfeiçoamento de cada um.

O número reduzido de alunos é um dos critérios adotados para favorecer o acompanhamento próximo e permanente, de modo a personalizar tanto o atendimento destinado a cada aluno, quanto as intervenções, para que ambos sejam adequados ao rendimento e necessidades de cada um, sem com isso perder de vista a excelência na qualidade educacional a que nos propomos. E para nós, qualidade é uma construção de significados em torno da instituição e do serviço, uma reflexão compartilhada que enriquece os participantes, uma troca e uma transmissão de saberes.

Outro diferencial adotado a partir de nossa Filosofia humanista de trabalho pedagógico refere-se ao processo de avaliação do aluno. Acreditamos que é preciso considerar a capacidade de uma pessoa se relacionar, que por sua vez depende das experiências que vive e se esta promove vínculos e relações que auxiliem o desenvolvimento das concepções pessoais e sobre os demais.

É de fundamental importância considerar todo o caminho percorrido pelo aluno em seu desenvolvimento, o que implica necessariamente em uma avaliação processual.

Assim é preciso clareza sobre o processo de aprendizagem, bem como, sua finalidade para que se entenda o que é preciso fazer e onde se deve chegar. Torna-se fundamental o olhar atento e observador do professor durante todo o percurso de realização de seu planejamento. A avaliação deve estar a serviço do avanço do aluno, como um indicador dos próximos passos a serem trilhados.

Trabalhar com uma educação integral como nossa escola se propõe, implica no efetivo exercício da autonomia reflexiva para nossos alunos possam desenvolver todas as suas habilidades para tornarem-se cidadãos críticos e participativos dos diferentes agrupamentos sócias a que possam constituir, desde uma comunidade familiar, agrupamentos de amigos, núcleo profissional, como a sociedade de modo geral. Diante desta perspectiva há que se considerar o olhar para o estímulo de suas múltiplas habilidades e talvez ouvir seja uma das mais difíceis. Afinal, as discussões, dependendo do tom dos interlocutores, podem virar bate- bocas.

As divergências podem ser valorizadas quando há respeito e consciência de que a formação também se dá com a contribuição do outro. Também é preciso garantir espaços e tempos para o debate. Em nosso cotidiano escolar existem muitas oportunidades, a começar pelas assembléias de classe; espaço de vivência democrática em que os alunos são estimulados e resolver os conflitos existentes em seus agrupamentos específicos, sempre com a mediação de um educador.

Para garantir uma educação nos moldes inovadores a que nos propomos, nos cabe oferecer de forma permanente, oportunidades múltiplas para que os alunos interajam efetivamente com o outro, visto que é um ser social em transformação constante.

Nossos projetos primam pela participação de todos, numa unidade de troca e aprofundamento.

A Educação é a melhor arma que você pode usar para mudar o mundo.

Nelson Mandela

Compromisso com a Formação

Nossa equipe de gestão constitui-se de formação mista (Gestores com atuação em diferentes segmentos, com tarefas específicas que trabalham em conjunto: diretores, coordenadores pedagógicos assistentes de coordenação); dentre as áreas de formação contamos com ampla diversidade, o que enriquece tanto as reflexões como as ações pertinentes a nossa atuação comprometida: Sociologia, Assistência Social, Pedagogia, Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão Educacional.

A formação continuada faz parte de nossas atividades periódicas, pois visa ampliar as reflexões acerca da qualidade da educação vinculadas a práticas bem planejadas e estruturadas em estratégias efetivadas com segurança e comprometimento. Para tanto, todos nossos funcionários contam com formações diversificadas e específicas a função que exercem na Unidade Escolar.

Nosso compromisso com uma educação de qualidade é para garantir um atendimento próximo, humano e personalizado a todos que contam com nossa parceria.

Ex-Alunos

“A minha vivência nesta escola foi muito significativa para meu desenvolvimento, uma base muito importante, pude seguir em frente sem medo”.
Alexandre Nakamoto

“Estudei do berçário ao 9.o ano no Colégio Caminhar, este ano me formarei como Engenheira Biotecnóloga, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na cidade de Assis.”

Pâmela Terni

“Completei o fundamental II no Caminhar, fiz o colégio no Singular e hoje estou quase formado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.”

Alexandre Nakamoto

“A partir da vivência no Caminhar aprendi a ser uma pessoa melhor e uma aluna exemplar, a respeitar e ser respeitada, a enfrentar desafios e sobre o verdadeiro valor de amizades.”

Bruna Damas