Infantil

Por Que Nosso Infantil?

Educação Personalizada

O desenvolvimento de valores e princípios, constituem da rotina de estimulações e aprendizagens.

Respeito à Criança

A infância deve ser preservada em sua íntegra e para isso, usamos da ludicidade como ponto de partida.

Escola e Família

Parceria efetiva para que juntos possamos intervir e interagir de modo mais apropriado frente as necessidades de nossos alunos.

Nossa História

O Colégio Caminhar surgiu do anseio de uma mãe, (que representa tantas outras quando o assunto é a delicada decisão por uma escola) em busca de uma escola acolhedora, dinâmica, que equilibrasse a aprendizagem de valores e saberes cognitivos de forma equivalente.

O calendário marcava o início da década de 90 e naquela época não foi possível encontrar uma instituição que correspondesse aos critérios adotados pela mãe. Nunca o ditado popular fez tanto sentido: “às vezes o fim pode ser, na verdade, o começo; tudo é uma questão de ponto de vista e iniciativa”. E foi exatamente o que ocorreu. Esta mãe de espírito empreendedor desbravou um lugar pouco explorado pela maioria das pessoas na época, o território da educação. Com sua formação em Serviço Social, buscou parceria com especialistas em Pedagogia e assim, surgia o Colégio Caminhar.

Uma instituição familiar que prima pela aprendizagem de modo personalizado com vistas à constituição de verdadeiros cidadãos em potencial para fazer diferente e melhor, de modo a agregar qualidade nas relações sociais; enfim na vida. Esta trajetória de 26 anos é pautada pela constante busca por um fazer pedagógico comprometido, desafiador; ao mesmo tempo, humano e acolhedor.

A empreitada educacional conquistou solidez, firmando seu espaço no cenário pedagógico e tornou-se um compromisso social em benefício de uma educação firme e criteriosa o suficiente para contribuir na evolução de uma sociedade mais justa, respeitosa e feliz.

Inicialmente a escola atendeu alunos do berçário aos seis anos. Gradativamente surgiu a necessidade de dar prosseguimento ao trabalho de excelência realizado e assim sonhando e realizando um sonho de cada vez, a sociedade ganhou o atendimento também para o para o Ensino Fundamental I e II.

A instauração de novas modalidades contou com estudo e planejamento estratégico para proporcionar o que existe de melhor e mais adequado aos princípios de uma educação que prima pela excelência acadêmica, mas também pelo altruísmo das relações estabelecidas para uma convivência plena.
Atualmente a escola abarca a responsabilidade educativa também de seus funcionários mantendo como uma de suas premissas o programa de formação continuada para todos os que fazem parte de seu quadro de colaboradores. O destaque desta proposta é o processo formativo dos professores alinhado à prática de sala de aula, que culmina anualmente no Simpósio de práticas exitosas.

O ideal de educação pensando a partir da necessidade de um aluno, ganhou espaço, mostrou competência técnica e social e hoje é referência para um número agigantado de alunos e suas famílias, que anseiam por uma educação formal fundamentada em princípios e valores universais por meio do respeito como premissa de existência e atuação social.

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontra no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Robert Fulghum

Compromisso com a Formação

Nossa equipe de gestão constitui-se de formação mista (Gestores com atuação em diferentes segmentos, com tarefas específicas que trabalham em conjunto: diretores, coordenadores pedagógicos assistentes de coordenação); dentre as áreas de formação contamos com ampla diversidade, o que enriquece tanto as reflexões como as ações pertinentes a nossa atuação comprometida: Sociologia, Assistência Social, Pedagogia, Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão Educacional.

A formação continuada faz parte de nossas atividades periódicas, pois visa ampliar as reflexões acerca da qualidade da educação vinculadas a práticas bem planejadas e estruturadas em estratégias efetivadas com segurança e comprometimento. Para tanto, todos nossos funcionários contam com formações diversificadas e específicas a função que exercem na Unidade Escolar.

Nosso compromisso com uma educação de qualidade é para garantir um atendimento próximo, humano e personalizado a todos que contam com nossa parceria.

Ex-Alunos

“A minha vivência nesta escola foi muito significativa para meu desenvolvimento, uma base muito importante, pude seguir em frente sem medo”.
Alexandre Nakamoto

“Estudei do berçário ao 9.o ano no Colégio Caminhar, este ano me formarei como Engenheira Biotecnóloga, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na cidade de Assis.”

Pâmela Terni

“Completei o fundamental II no Caminhar, fiz o colégio no Singular e hoje estou quase formado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.”

Alexandre Nakamoto

“A partir da vivência no Caminhar aprendi a ser uma pessoa melhor e uma aluna exemplar, a respeitar e ser respeitada, a enfrentar desafios e sobre o verdadeiro valor de amizades.”

Bruna Damas