teste
Engajamento

Nós valorizamos a escola como um espaço para o aprendizado não apenas acadêmico, mas também social e emocional, e por isso transformamos a nossa escola em um laboratório para a vida, onde os alunos aprendem na prática a convivência com a diversidade. Entendemos que para compreender a realidade plural do Brasil e do mundo, é necessário vivenciá-la diariamente e desta forma construir habilidades importantes para o futuro, que irão contribuir para uma sociedade justa. Portanto, no Colégio Caminhar, investimos na educação integral dos nossos alunos, para que eles possam se tornar cidadãos críticos e responsáveis, capazes de fazer a diferença no mundo.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais faz parte do nosso dia a dia, existe em nossa grade curricular essa disciplina, mas ela acontece em todas as situações, desde o acolhimento na entrada da escola, nas situações de conflito, nas decisões por meio de assembleias de escola e de classe, nas campanhas e no incentivo para que todos se sintam importantes, responsáveis pela sua história e pelo todo.

Fazem parte do nosso dia a dia várias ações:

Diversidade no Caminhar

A construção de uma sociedade diversa, inclusiva e antirracista é prioridade na nossa escola. Valorizamos a diversidade em todos os aspectos, promovendo debates e ações inclusivas. Nossa proposta pedagógica é inclusiva. Cada ser humano é único, seja uma criança, jovem ou adulto, cada qual com suas características que devem ser respeitadas. Nossa proposta é manter um programa de formação permanente de letramento social, que seja exemplo para toda a nossa comunidade, a fim de que realmente consigamos um espaço diverso e antirracista.

O Mundo Digital

Formação de pessoas que tenham conhecimento e reflexão sobre o mundo virtual. Nossos alunos e alunas são nativos digitais e tornou-se imprescindível deixá-los preparados para os ambientes digitais. É mais do que saber usar esse ou aquele dispositivo, é possibilitar o uso crítico e consciente. Como fazer? Criando situações diversas de aprendizagem, com muita atenção, cuidado e carinho com todos, assim os alunos e alunas construirão o seu ambiente digital com segurança.

Caminhar sustentável

No Colégio Caminhar, estamos firmemente comprometidos com a sustentabilidade, promovendo projetos coletivos e consistentes para cuidar do nosso planeta. Adotamos medidas como reuso de água e energia solar no ensino fundamental, além da reciclagem adequada de resíduos diários.

Construímos uma relação de união em que cada indivíduo é valorizado e se sente responsável pelo grupo e pelo meio ambiente. Buscamos constantemente maneiras de contribuir e cumprir nossa responsabilidade, através de iniciativas como a coleta de tampinhas plásticas, lacres de latas e materiais recicláveis.

Valorizamos projetos de longa duração, como a reutilização de roupas e a criação de brinquedos com material reciclado, demonstrando nosso apoio às causas ambientais. Estamos determinados a ser parte ativa dessa causa!

As Aulas de Libras

Aprender libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.

A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos.

O que pretendemos é fazer surgir e solidificar cada vez mais, o respeito e a confiança entre todas as pessoas e que percebam nas aulas de libras a sua importância na sociedade, que acreditem e lutem para garantir a inclusão de todas as pessoas, sendo empático e influenciando outras pessoas, para que passem a olhar para ela com mais respeito, carinho e tornar o mundo mais inclusivo.

O Bazar Solidário

Promovemos anualmente um evento com propósito social, onde a comunidade escolar colabora para valorizar os comerciantes locais e arrecadar fundos em prol de causas solidárias. É um momento de união em prol do bem comum, reforçando os valores de empatia, solidariedade e comprometimento com o próximo.

Caminhar na Rede

Criado em 2020, ano da pandemia mundial de covid-19, a nossa comunidade no Facebook: Grupo de negócios da comunidade do Colégio Caminhar, tem como objetivo valorizar e divulgar o trabalho de pais, amigos do Colégio Caminhar e comunidade escolar, para nos conhecermos, fortalecermos a nossa amizade e fazermos circular a economia local e comunitária.

YouTube Facebook Instagram Whatsapp